domingo, 19 de setembro de 2010

E entre essas possibilidades...

... me inscrevi para participar do

 
Que foi maravilhoso! Engraçado que quando ouvimos falar de ludicidade associamos logo ao brincar, mas é um campo de conhecimento que envolve muitas outras construções. E com muita curiosidade me dirigir para a Reitoria da UFBA para a abertura do evento, na quarta-feira 15/09.
Para começar contamos com a presença de Cipriano Luckesi, falando sobre a Ludicidade e das atividades lúdicas de um ponto de vista interno e integral do sujeito. Depois teve a apresentação cultural, Sarau Caymmi em três tempos. MARAVILHOSO!!!Saí da reitoria, já passavam das 21:30h, chovendo muito e feliz da vida em ter em um só dia experenciado tantas coisas boas. Apesar de muito cansada, sonhos leves em mim residiam.
Na quinta-feira, nos foi apresentado o Painel: Ludicidade, Estética e Cotidiano. Trazendo as relações da Ludicidade com a dança, a etnicidade, a música, a educação superior. À tarde participei da Oficina  Contos, cantos e outros encantos: O lúdico na Educação infantil.; ministradas por Celma e Lucineide, professoras da creche da UFBA; que forma muito simpáticas e solidárias ao repartir conosco muitas novidades de seus trabalhos junto as crianças que ensinam. Sair encantada com todas as propostas apresentadas.
Na sexta-feira, pela manhã visitei a OAF - Organização de Auxílio Fraterno, que falarei mais aqui no blog. Esperem!!! 
E à tarde fui mais uma vez pra Instituição Visconde de Cairú, assistir a programação do período da tarde, que seria a apresentação dos pôsters dos trabalhados inscritos no evento e a conferência de encerramento.
Ao assitir a apresentação dos pôsters fiquei pensando quando chegar a minha vez!!rsrsrsrsrs!!Na apresentação de encerramento, a professora Cristina d'Ávila, autora do artigo que venho lendo. Nos falou sobre Profssionalidade docente e Ludicidade. E logo me veio o conceito de práxis pedagógica, que ultimamente tanto tennho ouvido falar. Foi muito enriquericedor este momento para mim e para minha formação, pois linkar conceito teóricos com exemplos práticos é que faz a diferença para o entendimento e a transformação de nossas vivências.


"É proibido não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte.
É proibido não criar sua história." (Pablo Neruda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário