sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DIA 05 de novembro - Dia da Cultura

E por se tratar de Cultura, logo me vem à mente imagens de símbolos que representam o meu estado: PERNAMBUCO.
Sabemos que o Brasil é um país muito rico culturalmente e que a maneira como se deu a formação do nosso povo proporcionou esta mistura. Dos negros, herdamos o candomblé, a capoeira, parte do nosso vocabulário e muitas comidas. Dos índios, herdamos o artesanato, a pintura, comidas exóticas como o peixe na folha da bananeira e a rede. Do português, ficamos com o costume católico, a língua, as roupas.
Essa mistura toda não se deu de maneira pacífica, mas sim por meio da dominação cultural e da escravização de índios e negros. No entanto, características culturais de ambas etnias sobreviveram ao tempo e hoje compõe uma enorme riqueza cultural. E é cada vez mais perceptível a movimentação social para valorizar esta riqueza.
PRECONCEITO que nada, devemos ter é ORGULHO de sermos um povo culturalmente riquissimo!! E ter esta data para comemorarmos a cultura é um marco para refletirmos de que valor nos temos, só basta nos darmos conta de tudo isso que é nosso.

Afinal de contas Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar).  São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social; É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.

E falando em identidade cultural, priorizo aqui o meu Estado: PERNAMBUCO, berço de uma cultura efervescente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário