quarta-feira, 24 de novembro de 2010

E falando em Cultura

Você sabe o que é a CIBERCULTUIRA?

A Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais.
A partir do final da década de 70, o significado social da informática foi completamente transformado. Na década de 80, os atores destas transformações passaram a explorar e construíram um espaço de encontros, de compartilhamento e de invenção coletiva; denominado de Ciberespaço
O Ciberespaço visa por meio de qualquer tipo de ligações físicas, um tipo particular de relação entre as pessoas. É constituído pela Internet; redes sociais; mídias em geral, não excluindo as mídias clássicas(jornal, revistas, televisão, rádio etc.).
Mas é a internet seu símbolo principal. Tem como princípios:
  • a INTERCONEXÃO, que visa a comunicação universal;
  • a CRIAÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS, que realizam uma atualização(no sentido da criação de um contato coletivo), priorizando a relação humana desterritorizada, transversal e livre;
  • a INTELIGÊNCIA COLETIVA, finalidade da Cibercultura. Segundo Pierre Lévy: "Todos reconhecem que o melhor uso que podemos fazer do ciberespaço é colocar em sinergia os saberes, a criatividade daqueles que estão conectados a ele. 

Assim, o movimento social e cultural que é o Ciberespaço, cada vez mais potente e mais vigoroso, não converge sobre um conteúdo particular, mas sobre uma forma de comunicação não midiática, interativa, comunitária, rizomática.(LÉVY, 1999).
Movido pela autonomia e pela abertura para a alteridade, nos leva a estabelecer novas relações humanas e a refletir sobre a nossa relação com o conhecimento.
O que é preciso aprender não pode mais ser planejado, nem precisamente definido com antecedência. Devemos construir novos modelos do espaço dos conhecimentos. Para o entendimento destas novas relações, faz-se necessárias reformas nos sistemas de Educação e formação.
O essencial se encontra em um novo estilo de Pedagogia, que favorece ao mesmo tempo as aprendizagens personalizadas e a parendizagem coletiva em rede. Neste novo paradigma, o professor é incentivado a tornar-se um animador da inteligência coletiva de seus alunos em vez de ser um fornecedor de conteúdos.
E neste novo cenário deve ser priorizado o reconhecimento das experiências já adquiridas pelos alunos. A escola passa a ter como missão a orientação dos percursos individuais do saber e decontribuir para o reconhecimento dos conjuntos de saberes pertencentes às pessoas, incluindo também os saberes não acadêmicos.

REFERÊNCIA: 

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Irineu Costa - São Paulo: Ed. 34, 1999.

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