terça-feira, 2 de novembro de 2010

E falando em transdisciplinaridade...

... sabe que nesta última semana na Faced me deparei com ela, nas construções que venho fazendo referentes as atividades deste semestre.

Para quem não sabe:

Transdiciplinaridade, segundo o professor de Didática, é uma forma de pensar e compreender a nossa realidade, que elimina as barreiras de cada conhecimento. É uma forma de pensar e comprrender a realidade de maneira ampla e integral; todos os saberes são postos a dialogar, inclusive os saberes tradicionais, populares, étnicos e espirituais.

E assim, ao participar do IV Colóquio Saberes e Práticas, a vivenciei completamente; pois diante de saberes diversos fui aguçando em mim as co-relações possíveis de fazer com o que já conhecia. Adorei!!
Mas também estudando e ordenando todos os trabalhos que tenho pra entregar,  identifiquei a transdiciplinalidade e fiquei tão feliz: por transfigurar para minha prática de estudos conceitos que venho aprendendo neste semestre. Estando sentada, ouvindo PG no L.E.G falar da Teoria da Vara, de Dermeval Saviani; estando no Colóquio e falando do PPP que estou analisando; estudando Piaget e vendo em suas teses conceitos filosófico de São Tomás de Aquino, até fazendo o Programa de Rádio para a disciplina tecnologias contemporâneas etc; puxa vida!!Pude perceber  que a transdiciplinaridade não deve ser de mediaçõ do professor, nós como professores em formação é que devemos buscá-la seja analisando textos ou interligando conceitos. Pois ela fará diferença em nossa prática futura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário