sábado, 5 de março de 2011

Ei pessoal, vem moçada!Carnaval começa no Galo da Madrugada!!!!

Bem, estamos no período de carnaval; momento de alegria, festa e agitação para alguns e de descanso, bel-prazer para tantos outros. Mas sendo nosso país uma nação tropical e que tem o carnaval como um dos seus símbolos culturais nada melhor do que falar um pouco desta festa.

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no séc. XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a quarta-feira de cinzas dia em que começa a quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres.

No nosso país o carnaval personifica muitos personagens e se estende além dos três dias que antecedem a quarta-feira de cinzas. Em Olinda, por exemplo em janeiro já começam as prévias carnavalescas. Em Recie acontecem shows no marco zero; já em Salvador acontecem os ensaios das bandas baianas. Ou seja começa o ano e já temos carnaval.

Mas carnaval bom mesmo é o de Recife/Olinda. Conhecido internacionalmente por sua combinação de alegria, espontaneidade, história, irreverência e lirismo, o Carnaval do Recife a cada ano conquista mais foliões do mundo inteiro, interessados participar de um evento multicultural.


No carnaval de Recife e Olinda, existem desfiles de troças, que são grupos formados por amigos e familiares, que saem às ruas dos bairros em que vivem; não existem trios elétricos e circuitos, como em Salvador; ninguém paga nada. Não há ingressos, não há abadás. Todos participam, fantasiados ou não; é só trazer a animação.


Com ritmos contagiantes e as fantasias criativas enchem a cidade de brilho e muita magia.Não é pra menos que o carnaval é intitulado de multicultural, pois temos o frevo, maracatu, caboclinho, ciranda, coco-de-roda, samba, afoxé, manguebeat.


O esquema no carnaval de Recife/Olinda é o seguinte: a manhã do sábado de Zé Pereira  é  destinada  ao Recife, onde acontece o desfile do Galo da Madrugada, maior bloco de Carnaval do mundo (registrado no Guinness Book).  À tarde e à noite, a grande pedida são as ladeiras de Olinda, que servem de corredor para a passagem dos clubes, troças, maracatus e agremiaçõe. O ápice se dá com o desfile do Homem da Meia-noite.
No domingo para quem aguentar tem mais folia, mas também pode ser o momento de uma parada estratégica; para na segunda curtir o lirismo dos blocos de frevo cançao no Recife Antigo.
Na terça, em Olinda temos o desfile dos bonecos gigantes. À noite, acontece em Recife, no Pátio do Terço, uma das manifestações mais emocionantes da cultura negra no Nordeste, a Noite dos Tambores Silenciosos, magnífico.  Quarta-feira, é dia de aproveitar os blocos que ainda resistem em Recife e Olinda, como o famoso Bacalhau do Batata, A corda, O Tarado da Sé, enfim. E também é o momento para já ir pensando no próximo carnaval.

Um comentário:

  1. Síntese mais do que perfeita do nosso Carnaval.
    Prazer enorme estarmos juntos nessa folia.
    Beijos, Te Amo.

    ResponderExcluir